domingo, 18 de outubro de 2009

Uma viagem inesperada

Mapa de Moçambique

Devido a necessidades profissionais, fiz uma viagem relâmpago a Maputo, capital de Moçambique, na última semana de setembro.

Situado na região sudeste da África Austral, com 800.000 km2 , 20 milhões de habitantes e banhado pelo Oceano Índico, Moçambique é um país muito pobre, colonizado pelos portugueses, livre a partir de 1975 e cheio de problemas. Pra se ter uma idéia, dentre os países do mundo avaliados pela ONU, o país ocupa o 172° lugar, do total de 182 países listados no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ou seja, só há dez países em pior situação no mundo.

O “Plano de Acção para a Produção de Alimentos- 2008-2011”, do Governo informa que:

“Cerca de 70% da população Moçambicana vive nas zonas rurais e pratica a agricultura como sua principal fonte de obtenção de renda. A produção agrária é desenvolvida maioritariamente pelo sector familiar, que ocupa mais de 97% dos 5 milhões de hectares actualmente cultivados. A agricultura em Moçambique ainda é caracterizada por baixo nível de utilização de tecnologias melhoradas. Com efeito, apenas 5% dos produtores, dos 3.3 milhões de explorações agrícolas existentes no País, usa sementes melhoradas e fertilizantes. O nível de utilização de tracção animal situa-se à volta de 12%”.

Do pouco que conheci, pude constatar que falam um português agradável, mais brando que os lusos de Portugal, com um “cantado” típico, muito fácil de entender, a não ser quando falam entre si, em dialetos. Aí, não dá mesmo. Aprendi duas palavras nativas, pelo menos: Kanimanbo (Obrigado) e capulanas (as saias coloridas que as mulheres usam) e que precisei aprender para trazer de lembrança pra Irene. Na verdade, as duas palavras me soaram muito familiares, parecendo as palavras dos rituais de candomblé da Bahia.

É um povo simpático, alegre e as pessoas abrem um sorriso amplo quando nos identificamos como brasileiros. É uma empatia à primeira vista. De irmãos que se encontram.

É alentador ver que estão procurando melhorar o nível do povo e fazê-los sair desse perverso ciclo de pobreza. Espero poder voltar lá, por conta do trabalho de Zoneamento a fazer.

2 comentários:

  1. muito bom o texto!

    espero também que você tenha a oportunidade de voltar, por causa do projeto!!
    boa sorte!!

    Bjs,
    Fe

    ResponderExcluir
  2. Pra variar,você fazendo um texto "comum" transformar em um poema! Fazendo nos ver da dureza de vida deste povo a simplicidade e simpatia que eles te mostraram!!! Parabéns mais uma vez! E boa sorte!!! Que os bons ventos te levem lá novamente!!!! Paz e Amor.

    ResponderExcluir