sábado, 7 de março de 2009

Teleprompter versus Bate-pronto


Teleprompters de Obama

Definição de Teleprompter:

“As pessoas que trabalham frente às câmeras de TV utilizam diferentes tipos de prompters para auxiliar a leitura de seus textos. A maioria dos prompters (também conhecidos como teleprompters devido ao fabricante original) apresentam na frente da câmera uma imagem dos textos refletidos em um espelho. Quando o apresentador está lendo no espelho no prompter temos a impressão de que ele está olhando diretamente para a lente da câmera e conseqüentemente para a audiência”.

Tais recursos são muito utilizados por oradores e políticos do mundo todo, pela praticidade, comodidade e postura ao discursar. O Presidente Obama usa sempre um par deles, com grande desenvoltura, em praticamente todas as suas falas oficiais. Colocados em ambos os lados do parlatório, permite uma movimentação constante e harmoniosa da cabeça, dando a impressão que se dirige para todos os assistentes do auditório. Tem grande efeito de comunicação.

Acrescente-se ainda o fato de que o pronunciamento é sempre escrito, o que evita as gafes, gaguejos, imprecisões, vícios de linguagem, gírias, cacoetes, opiniões pessoais, etc. atendo-se exclusivamente ao teor da mensagem a ser divulgada pela autoridade máxima da nação.

Definição de Bate-pronto:

Pontapé aplicado imediatamente após o momento em que a bola ricocheteia no chão (qualquer que seja o jogo ou esporte). / Resposta brilhante a uma pergunta malévola”. 

Diferentemente do Obama que, além de só falar de forma oficial, já que é o presidente do povo americano mesmo nos dias de folga, evitando os improvisos e lugares impróprios para se expressar frente às câmeras, outros mandatários primam pelo improviso, por falar tudo e a qualquer hora, sem uma consulta mais acurada a seus inúmeros, competentes e bem pagos assessores.

Assim, de bate-pronto, se achando altamente espirituosos, falam o que lhes vem na telha, como um cidadão comum, despretensiosamente. 

Felizmente tem sempre um rei para mandá-los calar; ou um arcebispo para sugerir-lhes informar-se melhor sobre o assunto em pauta...

 

3 comentários:

  1. Pois é, desta vez acho que o nosso mandatário acertou a fala. Sobre essa atitude descabida do arcebispo de Recife ele disse: “Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento conservador como este”. Faltou um assessor político (e não um teólogo como sugeriu o bispo) para alertar o presidente que bater de frente com a Santa Madre é eleitoralmente arriscado... para a mãe do PAC.

    Agenor Ferraz

    ResponderExcluir
  2. O bate-pronto é tranquilo ( sem trema) para um molusco cefalópodo pois, se necessário, desaparece atrás da tinta ( ação também conhecida como "nada sei", "num ouvi falar", "não é comigo"...)

    ResponderExcluir
  3. Pronto.
    Foi só o Obama falar de improviso em programa de variedades na TV americana que já cometeu uma gafe tipo Lula. Quis ser simpático e fazer gracinha e se deu mal com os milhões de deficientes físicos "daquele país".
    Melhor voltar aos teleprompters.

    ResponderExcluir