terça-feira, 10 de março de 2009

Um pássaro muito especial

No céu das Américas. (Foto S. Sakall - 08/2005)

Eis um pássaro maravilhoso, conhecido por Jaburu ou Tuiuiú, dentre os nomes mais comuns.  Certamente, para meus possíveis leitores, ele não é de todo estranho.

O Jaburu é o maior pássaro do Brasil. Suas asas abertas têm quase três metros, de uma ponta a outra. Nada mal, poucas aves no mundo têm essa envergadura. Ele é uma ave pernalta, parente da cegonha, mas não trabalha na profissão da prima. Prefere filosofar.

É um magrelo por natureza, mas, com suas grandes asas, é capaz de voar por todo o continente, do México até a Argentina. Um cucaracha terceiro-mundista por excelência.

Gosta de ficar perto da água, em rios, lagos e pântanos. Nesses lugares, anda devagar, devagarinho, como diz a música.  Não sendo nada bobo, prefere a água rasa, procurando os bichos que come. Dono de um apetite enorme come peixes, caranguejos, sapos, lagartos e até cobras e ratos. Não se pode dizer que seja um gourmet muito refinado, pelo menos para os padrões ocidentais, mas o que você quer, nos pântanos não tem champignon. E quem não engole um sapo de vez em quando?

Dizem que é desajeitado ao andar, o que é uma grande injustiça, pois ele apenas é cauteloso ao pisar onde passam patos e marrecos, seus vizinhos de charco.

Diferentemente dos baianos, o Jaburu descansa em pé, elegantemente, parado em cima de uma perna só. Também gosta de tomar banho de sol com as asas abertas, se esquentando e secando suas penas, que ninguém é de ferro.

É um pássaro fiel, mantendo a mesma parceira a vida toda. O casal muda muito, mas costuma voltar todos os anos para o mesmo ninho.

Sendo  um  pai muito dedicado,  ajuda a fêmea a chocar os ovos e cuidar dos filhotes. Deve ser um dom de família, já que é primo da cegonha.

3 comentários:

  1. Pois é,vejo neste pássaro muitas semelhanças com alguém que conheço,e que por falar em cegonha e em chocar ovos....está prestes a ser avô!!!!
    bjus
    FLOR

    ResponderExcluir
  2. Espero que atraves do Blog o Jaburu possa alçar voo a uma altura que nos ajude a vislumbrar , com a mesma esperança , novos horizontes.
    Abs Serra

    ResponderExcluir
  3. realmente, realmente, eu nunca entendi ou soube porque te apelidaram com o nome desse passaro... por que? me conte, qualquer dia desses que falarmos por telefone.
    bjos,
    filho!

    ResponderExcluir