quinta-feira, 19 de março de 2009

Cá como lá...

Os boatos (hoaxes, em inglês) espalhados pela Internet, são uma praga vicejante e recorrente que causa insegurança nas pessoas e prejuízos aos envolvidos. Na melhor das hipóteses, trata-se de brincadeira de mau gosto, disseminando informações falsas e maliciosas.

Não faz muito tempo, andou passando pelas nossas caixas postais um desses boatos alarmistas sobre o pátio de uma suposta montadora de veículos no país, com fotos de recém construídos modelos semi-submersos numa enchente. Em letras garrafais e vermelhas, o texto especificava uma montadora e “alertava” para o perigo de se adquirir veículos novos daquela marca, pois estariam irremediavelmente avariados e maquiados, com o intuito precípuo de “enganar” os consumidores.


A enchente de lá (autor desconhecido)

Uma perícia informal sobre as fotos apresentadas permitiu verificar que os modelos não eram fabricados no Brasil; que o entorno do pátio tinha características estrangeiras e que a foto foi maquiada. Ou seja, era uma informação inverídica e de má-fé: não se tratava de enchente brasileira!

Pois se a vida imita a arte, a verdade imitou o boato.

Não é que as águas de março, já fechando o verão, trouxeram uma imagem de situação semelhante, agora ocorrida de fato “neste país” e logo ali, à margem da Rodovia Anchieta, coincidentemente no pátio da montadora citada no boato?

Os helicópteros de todas as emissoras de TV sobrevoaram a cena de quatro centenas de modelos saídos da linha de montagem, enfileirados no pátio da montadora, afogados pela tempestade diluviana do dia 17 de março na Grande São Paulo.


A enchente de cá (Rede Globo, 17/03/09)

Face à repercussão negativa, o porta-voz da referida montadora apressou-se a acalmar seus clientes, afirmando que eles não correrão nenhum risco de perder o “cheirinho de novo” de seus futuros veículos, pois que os “afogados” seriam devidamente descartados. Meno male...

Então, fica o consolo de saber que estamos todos irreversivelmente globalizados mesmo, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, no boato e no fato, na seca e na enchente...... mundinho pequeno...


Um comentário:

  1. Etcha povo , é o tal mundo globalizado, ....globalizam tanto e tudo ´, copiam tudo, que até a " nossa" enchente parece que ficou maior do que a inventada, não é???
    São as aguas de março fechando o verão....
    abraços Flor

    ResponderExcluir